HISTÓRIA DA AVIAÇÃO

EM CABO VERDE

Aeronaves que voaram nos céus de Cabo Verde


1954

1954 - 16 Jan - Início da aventura

Foi publicado em Portaria a aprovação dos Estatutos que permitiriam o início da actividade aeronáutica em Cabo Verde.


1955

1955 - Nascimento do Aeroclube de Cabo Verde, fundado por um grupo de cidadãos, liderado por Joaquim Ribeiro.

Joaquim "Quim Quim" Ribeiro 1913 - 1992 - Foto In www.barrosbrito.com


As duas primeiras aeronaves do Aeroclube de Cabo Verde. Um avião de passageiros Dragon-Rapide (CR-CAA) e um avião de treino monomotor Tiger-Moth (CR-CAB) de dois lugares comprado na Royal Air Force inglesa. - Foto in Mindelo Info


17 Mai 1955 - primeiro voo experimental do Dragon-Rapid na rota Praia / Assomada / Praia e mais tarde deu-se a inauguração da rota Praia / Sal / S. Vicente / Praia, sendo feita a aterragem em S. Vicente numa pista improvisada na Baía das Gatas.


1956

Rapidamente a demanda dos passageiros fez com que o ACV adquirisse na Inglaterra, em 1956, uma aeronave De Havilland DH-104 Dove de matrícula CR-CAC.


De Havilland DH-104 Dove CR-CAC - Foto: David Freeman In Air-Britain Photographic Images Collection

A Frota do Aeroclube: Dove (CR-CAC), Dragon Rapid e Tiger-Moth - Foto In LASERPILOTJET


1957

1957/8 - Aquisição de dois aviões anfíbios (Grumman Widgeon), rapidamente devolvidos, dada a condição dos mares de Cabo Verde e substituídos por dois Dakotas emprestados pelas Forças Aéreas Portuguesas (FAP).

Desenho esquemático do Grumman Widgeon, anfíbio, bimotor de 5 lugares


Douglas C-47 Dakota da Força Aérea Portuguesa, em S. Vicente - Foto In LASERPILOTJET


1958

1958 - O fim da aventura

Devido a despesas elevadas e à incapacidade de dar resposta ao volume da demanda, foi fretada ainda uma aeronave Heron de 17 lugares, que se revelou muito dispendiosa.

Desenho esquemático do De Havilland DH.114 Sea Heron C Mk-20, quadrimotor de 17 lugares



O ACV já passava por dificuldades financeiras há algum tempo e foi decidido então o fim das actividades aeronáuticas.

1958 - (Dezembro) - Criação da companhia nacional TACV - Transportes Aéreos de Cabo Verde

Logo a seguir nasciam assim os TACV, transportes Aéreos de Cabo Verde, a 27 de Dezembro de 1958, herdando do ACV, aeronaves, pilotos e mecânicos.

As operações de vôo começaram em janeiro de 1959.


1959

1959 - 22 Nov - Acidente em S.Filipe de um terceiro Dakota também cedido pelas FAP por ocasião do afastamento para revisão de um Dove, Dakota esse substituído por um Beech-Craft de quatro lugares e que novamente se revelou insuficiente, o que levou à aquisição de mais duas aeronaves Dove - CR-CAL e CR-CAR.

Douglas C-53 Skytrooper (DC-3) - Foto In BUREAU OF ACCIDENTS ARCHIVES


De Havilland DH-104 Dove CR-CAL - Foto: Vitor Carneiro In PLANESPOTTERS.NET


De Havilland DH-104 Dove CR-CAR - Foto: Patrick Mutzemberg In JETPHOTOS.NET         


1961

Aeródromo na ilha do Sal (AM1) - aeronaves Lockheed P2V-5 Neptune e F-86F Sabre das Forças Aéreas Portuguesas, no âmbito das actividades militares relativas à guerra do Ultramar que se avizinhava.

P2V-5 Neptune, destacados no Aeródromo de Transito nº1, na ilha do Sal - Foto in DOCPLAYER.COM.BR


F-86F Sabre no Sal, no decurso da "Operação Atlas" - Foto in DOCPLAYER.COM.BR


Década de 70

Passagem por Cabo Verde de aviões da Força Aérea Portuguesa Nord N2502A Noratlas "Barriga de Jinguba"

Foto In ESQUADRA 502 EMFA.PT


1973

1973 - 2 Hawker Siddley HS 748 e 3 Britten Norman Islander são adquiridos para substituição dos Dove.

HS 748 - Registos: CR-CAW e CR-CAV

O Hawker Siddeley HS 748CR-CAW (Matrícula Portuguesa) - Foto In picclick.co.uk

CR-CAW (Pintura pós-independência) - Foto: Mesquita Collection In JETPHOTOS.NET

D4-CAW (Matrícula e pintura após a criação do prefixo nacional - 1984) - Foto: Irene Schroeder In Airport-Data.com


Islanders - Registos: CR CAS, CR-CAU e CR-CAT

Islander CR-CAS no Fogo - Foto In LASERPILOTJET



Fotos: David Oates In AIRLINERS.NET


1980


1980 - 2 De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter são adquiridos para substituição dos Islander.

Registos: D4-CAX e D4-CAY

Duas pinturas do DHC 6-300 Twin Otter:

DH6-300 Twin Otter - D4-CAX (acidentado em 28/09/98) - Foto Patrick Mutzenberg In JETPHOTOS.NET


DH6-300 Twin Otter - D4-CAY - Foto JPC In Airport-Data.com 


1985

1985 - Início das ligações internacionais com voo Sal - Lisboa - Sal com um DC 10 da LAM

Mc Donnell Douglas DC 10-30 - F-GDJK - Foto: Pedro Aragão In JETPHOTOS.NET 


1990

1990 - 2 aeronaves Casa-212 e 1 Embraer 120 juntam-se à frota TACV

Casa-212-300 Aviocar D4-CBA - Foto : Patrick Mutzemberg In AIRLINERS.NET


Embraer 120 Brasíla D4-CAZ - Foto In LASERPILOTJET


1994

1994 - 2 ATR 42-300 são adquiridos.

- Nov 1994 - D4-CBE - Joaquim Ribeiro

- Dez 1994 - D4-CBF - Rabil


1996

1996 - B757-200 - Primeira aeronave de longo alcance

- Mar 1996 - D4-CBG - B.Leza

Boeing 757-2Q8 - D4-CBG - Foto: Bjorn Wylezich In PLANESPOTTERS.NET


1997

1997 - 1 ATR 42-300 é adquirido para a frota TACV.

- Jul 1997 - D4-CBH - Alex


1998

Cabo Verde Express - voos charter, voos VIP, voos de evacuação sanitária, voos cargueiros e excursões turísticas.

Cabo Verde Express - Registos D4-CBJ, D4-CBL, D4.JCA

Cessna 208 Caravan D4-CBJ - Foto in WWW.ECABOVERDE.COM


Let L140 Turbolet D4-CBL - Primeira pintura - Foto: Ângelo Rosa in PORTUGALSPOTTERS.ORG


Let L140 Turbolet D4-CBL - Nova pintura - Foto: Alejandro Hernández León in PLANESPOTTERS.NET


Let L140 Turbolet D4-JCA, aeródromo da Preguiça - S. Nicolau - Foto: Waldir in Bluecrane - Flickr


2001

2001 - INTER ISLANDS AIRLINES

Embraer Brasília 120 - D4-CBM

Embraer Brasília 120 - D4-CBM - Foto: Cayetano De Marti Vallés In AVIATIONCORNER.NET


2002

2002 - BOEING 737-300

- D4-CBN

Boeing 737-3Q8 - D4-CBN - Foto: Vitor Carneiro In PLANESPOTTERS.NET


2006

2006 - Mais 1 ATR 42-300 é adquirido.

- Mai 2006 - D4-CBS

ATR 42-320 - D4-CBS - Foto: Eric Pajaud In JETPHOTOS.NET


2007

2007 - ATR's 42-300 e 72-500 são adquiridos.

- Abr 2007 - ATR 72-500 D4-CBT

- Jul 2007 - ATR 72-500 D4-CBU

ATR 72-500 - D4-CBU - Foto: Gonçalo Guimarães In JETPHOTOS.NET


- Out 2007 - ATR 42-500 D4-CBV

ATR 42-500 - D4-CBV - Foto In WIKIMEDIA COMMONS


2008

2008 JUN - HALCYONAIR

ATR 42-320 D4-CBQ 

ATR 42-320 - D4-CBQ - Foto: Pedro Castellano Garcia In JETPHOTOS.NET


2010

2010 - OUT - 2º ATR para a Halcyonair

ATR 42-500 D4-CBW

ATR 42-500 - D4-CBW - Foto In LASERPILOTJET


2012

2012 - Boeing 737-800

- Jun 2012 - D4-CBX - Mindelo

Boeing 737-8Q8 WL - D4-CBX - Foto: Giovanni Curto In PLANESPOTTERS.NET


- Ago 2012 - D4-CBY - Praia

Boeing 737-83N WL - D4-CBY - Foto: José Carlos In PLANESPOTTERS.NET


2015

2015 - Boeing 737-400

- Jan 2015 - OM-GTC

Boeing 737-430 - OM-GTC - Foto: Giovanni Curto In PLANESPOTTERS.NET


2017

2017 - Mais um ATR 72-500 junta-se à frota  dos TACV

- Fev 2017 - D4-CCC 

ATR 72-500 - D4-CCC - Foto: Maarten Dols In PLANESPOTTERS.NET



2017 - Aquisição do 2º B757-200.

- Mai 2004 - D4-CBP - Emigranti

Boeing 757-2Q8 - D4-CBP - Foto: Bjorn Wylezich In PLANESPOTTERS.NET



ERA ICELANDAIR

- Nov 2017 - Boeing 757-200

                 - TF-FII

Boeing 757-200 - TF-FII - Foto In NEWSAVIA.COM


- TF-FIW

Boeing 757-27B TF-FIW - Foto: Crstóvão Febra In JETPHOTOS.COM


2019

- Mai 2019 - D4-CCF - Praia de Santa Maria

Boeing 757-236 WL - D4-CCF - Foto: Gianluca Mantelinni In PLANESPOTER.NET


- Dez 2019 - D4-CCG - Baía de Tarrafal

Boeing 757-208 WL - D4-CCG - Foto: Maarten-sr In PLANESPOTTERS.NET


- Dez 2019 - D4-CCH - Fontaínhas

Boeing 757-256 WL - D4-CCH - Foto: OCFLT_OMGcat In PLANESPOTER.NET




ACIDENTES E INCIDENTES


1957 - 14 JUN

LUGAR - PRAIA - SANTIAGO
AERONAVE - De Havilland DH.104 Dove - D4-CAC
OPERADOR - AEROCLUB DE CABO VERDE
DESCRIÇÃO - Aterragem de barriga, com trem de pouso recolhido, sem casualidades.


1959 - 22 NOV

LUGAR - SÃO FILIPE - FOGO
AERONAVE - Douglas C-53 Skytrooper (DC-3) 
OPERADOR - FAP - FORÇA AÉREA PORTUGUESA
DESCRIÇÃO - Dificuldades em travar após a aterragem. A aeronave ultrapassou a cabeceira oposta da pista e caiu num pequeno barranco à frente, incendiando-se. Sem casualidades.


1961 - 7 SET

LUGAR - SÃO PEDRO - S. VICENTE
AERONAVE - De Havilland DH.104 Dove - CR-CAD
OPERADOR - AEROCLUB DE CABO VERDE
DESCRIÇÃO - Após a aterragem, o trem de pouso do nariz colapsou, fazendo com que a aeronave derrapasse por vários metros até parar. Sem casualidades.


1998 - 28 SET

LUGAR - PRAIA - SANTIAGO
AERONAVE - De Havilland DHC-6 Twin Otter D4-CAX
OPERADOR - TACV
DESCRIÇÃO - Em aproximação para aterragem no Aeródromo Francisco Mendes, vindo de S. Nicolau, os pilotos encontraram uma situação de tempestade, com ventos fortes e chuva pesada e terá sido essa condição meteorológica que originou o acidente, com uma fatalidade.

Ainda existe informação que diz que a tripulação saiu de S. Nicolau com combustível insuficiente para que pudesse ser feita a aterragem num aeroporto alternativo. (in:https://www.baaa-acro.com/country/cabo-verde).


1999 - 7 AGO

LUGAR - ILHA DE S. ANTÃO
AERONAVE - Dornier DO228
OPERADOR - GUARDA COSTEIRA DE CABO VERDE
DESCRIÇÃO - Em aproximação para aterragem no Aeródromo Agostinho Neto em Santo Antão, a tripulação encontrou uma situação meteorológica que se traduzia em nuvens baixas e visibilidade abaixo dos mínimos de segurança, pelo que foi decidido retornar a S. Pedro, aeródromo de origem. Sabe-se que a aeronave embateu contra um monte situado a nordeste da ilha, provocando a morte dos 18 ocupantes, 2 tripulantes e 16 passageiros.






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